Créditos Tributários: Como a sua empresa pode obter?
A recuperação de crédito tributário é uma oportunidade para as empresas reduzirem os custos com impostos
Você é empresário e está buscando meios de economizar? Então você precisa conhecer a recuperação de crédito tributário.
Ou seja, a sua empresa pode ter direito a receber de volta parte dos impostos que pagou ao governo.
Mas, como isso é possível?
Em suma, recuperar esses créditos é um benefício que pode aliviar o caixa e aumentar a competitividade do seu negócio.
Por isso, neste artigo, vamos explicar o que é o crédito tributário, quem pode obter, quais são os passos para recuperá-lo e a quem recorrer para garantir esse direito.
Caso queira entender melhor como a palavra-chave funciona, veja estas postagens:
O que é o crédito tributário?
Afinal, o que é o crédito tributário? Ele é o valor que uma empresa tem direito a receber de volta do governo em casos de pagamentos de tributos realizados a mais ou de maneira indevida.
Isso pode ocorrer por diversos motivos, como mudanças na legislação, erros no cálculo ou na classificação fiscal, benefícios fiscais não aproveitados, entre outros.
O crédito tributário pode ser usado para compensar débitos tributários futuros ou para solicitar a restituição em dinheiro.
Dessa forma, a empresa pode reduzir a carga tributária e melhorar o seu fluxo de caixa.
Saiba quais são os impostos que mais geram crédito tributário:
Qualquer pessoa pode obter?
Sim, praticamente todas as empresas têm direito a receber o crédito tributário. No entanto, é preciso realizar uma análise que entenda a situação específica de cada empresa e do regime tributário em que ela se enquadra.
Além disso, existem prazos e requisitos legais para solicitar a recuperação dos valores.
Em geral, as empresas que têm mais chances de obter o crédito tributário são aquelas que atuam em setores com alta incidência de impostos, como:
- farmácias;
- pet shops;
- bares e restaurantes;
- indústrias;
- transportadoras;
- entre outros.
Quais são os passos para recuperar o crédito tributário?
Em suma, para realizar a recuperação de crédito é fundamental seguir alguns passos. Primeiramente, é necessário identificar se a empresa tem direito a esse benefício.
Sendo assim, realize uma análise detalhada das operações tributárias, contábeis e fiscais da empresa nos últimos cinco anos.
Outra questão é a comprovação do direito ao crédito tributário por meio de documentos e registros que demonstrem os pagamentos indevidos ou em excesso.
Esses documentos podem ser notas fiscais, guias de recolhimento, livros contábeis, entre outros.
Por fim, solicitar a devolução dos valores junto aos órgãos competentes, como Receita Federal, Secretaria da Fazenda ou Prefeitura.
Para isso, é preciso preencher formulários específicos e apresentar um relatório técnico com as informações sobre o crédito tributário.
Quanto tempo leva para recuperar créditos em uma empresa?
Sobretudo, o tempo para recuperar o crédito tributário varia conforme o tipo de imposto, o valor envolvido e a complexidade do processo.
Em média, o prazo pode variar até 60 dias. No entanto, esse tempo pode ser reduzido se a empresa contar com uma assessoria especializada.
A quem recorrer para recuperar os créditos?
Sobretudo, recuperar o crédito tributário não é uma tarefa simples. Exige conhecimento técnico, experiência e atualização constante sobre as normas fiscais.
Por isso, é recomendável que a empresa busque o apoio de uma contabilidade especializada nessa área.
Essas empresas podem auxiliar a empresa a identificar, comprovar e solicitar o crédito tributário de forma segura e eficiente.
Além disso, pode orientar sobre as melhores formas de aproveitar esse benefício e evitar novos pagamentos indevidos ou em excesso.
Se você quer saber se a sua empresa tem direito a esse benefício, entre em contato com a Líder Soluções Contábeis.
QUERO FALAR COM UMA EMPRESA ESPECIALIZADA!